Blog do Feijão Blog do Feijão

Câmara de Sombrio – Vereadores do PP no início do ano acordaram de dividir a Presidência, o primeiro a assumir foi Fernando Pereira, agora quem está na Presidência é Eraldo Soares. Quando quem comandava a Câmara era a situação, já existia esse acordo, com o Presidente podendo sentar alguns dias na cadeira do Prefeito Zênio Cardoso. 


Tudo junto e misturado - O processo de impeachment do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), trouxe mais uma situação curiosa: a ala bolsonarista da Assembleia Legislativa (Alesc) está alinhada com as bancadas do PT e do PC do B. Os deputados estaduais bolsonaristas, petistas, e comunistas votaram juntos  pelo  seguimento do processo que pode tirar Moisés do cargo. Saindo fora da ala ideológica no MDB, o PSD e o PL votaram em massa contra Moisés, só o PP ficou em cima do muro. 


PRTB de Balneário Gaivota – O partido dos candidatos a Prefeito e Vice Marcelo Fontoura (PRTB) e Fernanda Campos (PRTB)para vereador Cristiane Goulart e Emerson Henrique Campos Guimarães, vem fazendo a sua pré-campanha utilizando as Lives nas redes sociais. Em tempos de coronavírus esse é o meio mais prático de chegar aos eleitores. Eles estão tendo sucesso devido ao número de pessoas que assistem as lives.


Diagnósticos positivos da Covid aumentaram 10% na última semana - Na última semana epidemiológica, os números de casos e mortes voltaram a subir após queda acentuada na semana anterior. Os registros de diagnósticos positivos para covid-19 aumentaram 10% e as notificações de óbitos pela doença tiveram um incremento de 6%. Os dados estão no Boletim Epidemiológico desta semana apresentado em entrevista coletiva do Ministério da Saúde hoje (23). A análise considera a Semana Epidemiológica (SE) 38, referente ao período do dia 13 ao dia 19 deste mês. O indicador da SE é empregado por autoridades de saúde para medir a evolução de pandemias, como a do coronavírus.


Gislaine Cunha e Jeriel Isoppo – Os candidatos da situação em Sombrio vem trabalhando duro para preparar o plano de governo que deve ser lançado depois do dia 26, quando inicia a campanha propriamente dita. 


Vai ter golpe? - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se negou nesta quarta-feira 23 a assumir o compromisso de uma transferência pacífica de poder em caso de derrota nas eleições de 3 de novembro, o que provocou reações indignadas. “Teremos que ver o que acontece em novembro”, respondeu Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca ao ser questionado se estava comprometido a garantir uma transferência não violenta de poder, independente do resultado das eleições entre ele e o democrata Joe Biden. Biden reagiu de maneira imediata aos comentários do republicano, que menciona regularmente a ideia de não reconhecer os resultados das eleições.


Reflexo Coronavírus - De janeiro até o dia 15 de setembro deste ano, Santa Catarina registrou 2.316 acidentes de trânsito – 857 a menos do que no mesmo período de 2019, quando houve 3.173 ocorrências, conforme dados da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Mesmo com a redução significativa, para incentivar um trânsito mais seguro, vai até sexta-feira, 25, uma série de atividades de conscientização, em alusão à Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”.


Volks a X-9 - A Volkswagen do Brasil firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal, Estadual e do Trabalho para destinar 36,3 milhões de reais a ex-trabalhadores da empresa presos, perseguidos ou torturados durante a ditadura militar (1964-1985) e a iniciativas de promoção de direitos humanos e difusos. O TAC é um acordo extrajudicial que estabelece obrigações à empresa para que não sejam propostas ações judiciais – no caso, processos que envolveriam a cumplicidade da companhia com os órgãos de repressão da ditadura. O acordo encerrará três inquéritos civis que tramitam na Justiça desde 2015. As apurações da Promotoria e das Procuradorias Federais e do Trabalho identificaram a colaboração da Volkswagen com a ditadura a partir de documentos, informações de testemunha, relatórios de pesquisadores.


0800 Saúde - O telefone 0800 da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Ouvidoria SES) passa a ter 11 dígitos, de acordo com o novo Regulamento Geral de Numeração, aprovado pela Anatel. Agora o cidadão terá que acrescentar um zero após os quatro primeiros dígitos para efetuar a ligação. Com a mudança, o novo número é 0800 048 2800.