Sombriense Cris Garcia publica livro sobre autoria inédita de Machado de Assis

Uma biografia de Dom Pedro II escrita por Machado de Assis, mas não atribuída a ele, foi encontrada por Cristiane Garcia Teixeira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante sua pesquisa de mestrado. O trabalho virou o livro A mocidade n’O Espelho: Machado de Assis e Eleutério de Sousa, redatores de uma revista oitocentista e está disponível no site da Editora Cancioneiro. 

No livro, são analisadas outras possibilidades de autoria inédita de Machado de Assis e a importância da revista O Espelho (publicação sobre literatura, moda, indústria e artes), que foi o primeiro trabalho do escritor em sua carreira literária. Na revista, Machado publicou 40 textos, ao longo de 19 edições. Além disso, para entender a publicação em sua totalidade, Cristiane também investigou como autores e seus textos “se movimentavam” dentro da revista, como se formou o quadro editorial, juntamente com a análise de outros impressos que possuíam os mesmos colaboradores. 

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores autores brasileiros. Autor de Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, O alienista, Quincas Borba, entre outros, Machado de Assis foi fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). 

Acontece no dia 05/08 às 19h na Casa da Cultura, o lançamento do livro em Sombrio com sessão de autógrafos pela autora.  

Sobre autora:

Cristiane Garcia Teixeira é mestra em História Cultural pela UFSC (2016) e doutoranda em História Cultural na mesma instituição. É autora da dissertação Um projeto de revista n’O Espelho: literatura, modas, indústria e artes (1859 – 1860). No doutorado, estuda a Sociedade Petalógica do Rossio Grande (1830-1865).

Categoria:Exemplo de categoria