A importância das caixas receptoras para a entrega da fatura de água e esgoto

Em todo o município de Araranguá, o SAMAE possui 18 mil 438 ligações de água ativas e, em cada um destes pontos, todos os meses os leituristas fazem o registro do consumo de água e esgoto sanitário, deixando a fatura impressa correspondente. O problema é que, vários destes locais, não dispõe de uma caixa para correspondências. Esta carência faz com que o leiturista deposite a fatura entre as palhetas das janelas, embaixo da porta, na caixa do hidrômetro, ou no contador de energia elétrica. O leiturista do SAMAE, Gilliard Fernandes Teixeira observa que, em muitos casos quando não existe um local seguro para a entrega, as faturas de energia o depósito em espaços improvisados pode resultar em extravio do documento. ‘Esta situação é comum entre todos os profissionais da autarquia que fazem a leitura (são seis, ao todo). A instalação de uma caixa para o recebimento das correspondências colabora para otimizar e, ao mesmo tempo, facilita o trabalho do leiturista, que tem como missão entregar a tarifa de água de água e esgoto em perfeitas condições e com segurança. Sempre que possível, os profissionais do SAMAE orientam os moradores para que providenciem a implantação de uma caixa receptora, que inclusive pode ser improvisada com aproveitamento de um cano de PVC ou garrafa PET adaptados, por exemplo.

A adoção desta medida é simples e gera inúmeros benefícios:

- Segurança: A correspondência recebida (fatura) é de interesse apenas do titular. Como a caixa deve ser colocada do lado de dentro do imóvel fica inibido o furto, fazendo com que apenas pessoas que têm permissão possam acessar o documento. A possibilidade de extravio ou dano também fica reduzida.

- Privacidade: Algumas correspondências, como a fatura da água, são abertas, com valores, nome do titular e quantidade de consumo expostos. Com a caixa implantada estes dados ficam resguardados.

- Proteção: Não há como prever os fenômenos naturais, tempo e variações climáticas ou saber se vai ventar e chover, então colocar correspondências ou faturas em locais inadequados pode resultar em danos ou perda. Dentro da caixa, ela não rasga, não suja, não amassa, fica protegida e não vai manchar devido a umidade.   

- Praticidade: Algumas pessoas orientam para que as correspondências ou faturas sejam entregues no vizinho.  Porém, se houver uma caixa para esta finalidade, o procedimento fica mais ágil, não será necessário envolver uma terceira pessoa, nem haverá necessidade de buscar a correspondência depois.

Categoria:Exemplo de categoria