Troféu Alzira Rabelo Elias comemora 20 anos em sessão emocionante em Araranguá

Na noite desta terça-feira (8) a Câmara de Vereadores realizou a edição de aniversário de 20 anos de instituição do projeto de resolução que criou o Troféu Alzira Rabelo Elias, entregue anualmente no mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Para celebrar a passagem dos 20 anos do Troféu, neste ano, a mesa diretora da Câmara, liderada pelo vereador e presidente Jair Anastácio (PT) decidiu inovar e organizar o evento fora das dependências da Câmara Municipal.

Com transmissão simultânea pelas redes sociais do Legislativo e em alguns veículos de comunicação a solenidade contou com direito a tradução e interpretação em Libras, bem como, a cerimônia foi apresentada por uma servidora mulher, a Sissa Victor. 

O evento aconteceu no Salão Nobre do Clube Grêmio Fronteira e contou com a presença de convidados das homenageadas e demais cidadãos araranguaenses e teve a presença da primeira-dama de Araranguá, Dione Cesa e Dirlene Silva Oliveira, vice-primeira dama, elas que são esposas respectivamente do prefeito Cesar Cesa (MDB) e do vice-prefeito Cristiano da Silva Costa, o Tano (PSD). 

A solenidade também contou com a presença de Sônia Rabelo Elias, filha da ex-prefeita Alzira Rabelo Elias, que empresta o nome para o troféu de mérito, que recebeu homenagem pelas mãos da única vereadora mulher da Câmara, vereadora Lena Périco (MDB). 

A primeira-dama, Dione Cesa, falou em nome do Executivo Municipal e enfatizou a importância da mulher. “Hoje represento aqui o prefeito Cesar e a Dirlene o vice-prefeito Cristiano, pois eles acreditam que a mulher pode ocupar o seu espaço e possui papel expressivo na sociedade de Araranguá. Esse evento nos fortalece e motiva a buscarmos uma sociedade mais justa e igualitária para construirmos um mundo sem barreiras para nós. A mulher representa uma grande força”, disse.

O presidente da Câmara de Araranguá, vereador Jair Anastácio (PT), em sua fala agradeceu o empenho dos servidores da Casa e destacou a necessidade do respeito e reconhecimento para com as mulheres. “Ainda vivemos em um um conceito machista e degradador. Para que realmente essa noite faça sentido em nossa vida, devemos cada um de nós, assumir que vivemos em um processo evolutivo e precisamos transformar essa realidade”, disse.

O chefe do Legislativo Municipal ainda clamou a colaboração das mulheres para a construção de uma cidade melhor. “Desejo que as mulheres homenageadas não levem apenas um troféu para casa, mas, acima de tudo, espero que levem para seus lares um incentivo para que possamos constituir município desenvolvido, pensado, planejado para todos e todas. Que a cidade das avenidas seja também a cidade das grandes mulheres que ao lado de grandes homens ajudaram na construção da nossa história”.


Categoria:Exemplo de categoria