A conservação do hidrômetro é responsabilidade do consumidor

Todo consumidor tem responsabilidades sobre a ligação de água em sua residência ou estabelecimento. Entre as principais atribuições consta zelo pela conservação do cavalete e o ato de providenciar o conserto de possíveis vazamentos internos. 

A ligação de água é o elo entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e cada um de seus clientes. Ao solicitar a ligação, o consumidor e a autarquia celebram um termo de compromisso. As responsabilidades de cada um estão previstas este documento. O SAMAE tem a atribuição de fornecer água tratada após rigoroso controle de qualidade.

O ponto de entrega de água ao cliente é o cavalete, onde está fixado o hidrômetro, também conhecido por relógio. A partir deste momento é do cliente a responsabilidade sobre o bom funcionamento da caixa de água, torneiras, chuveiros e toda a tubulação interna do imóvel.

Atribuições do cliente

Embora esteja sob seus cuidados, o cliente não tem autorização para mexer no cavalete ou no hidrômetro e pode ser penalizado se violar o sistema, conforme prevê o regulamento. O cliente também não tem permissão para misturar a água que recebe no imóvel com a água vinda de outro local, como poços artesianos, que não passam pelo mesmo controle de qualidade da água feito diariamente pela SAMAE.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto dimensiona a capacidade da ligação de acordo com as características de consumo do cliente, do padrão construtivo e do projeto hidráulico sanitário. Qualquer violação do cavalete e do hidrômetro, furto, perda, quebra ou adulteração do padrão da ligação podem levar a autarquia a adotar sanções administrativas e aplicar custos de regularização.

Categoria:Exemplo de categoria