CRAS e APAE de Maracajá são contempladas com carros do MOB-Suas

O município de Maracajá recebeu no dia 04, em Florianópolis, dois veículos do programa de Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS). Foram 225 veículos, que foram destinados a 135 cidades do Estado, entre elas Maracajá, e representam um investimento de R$ 11,63 milhões do Governo Federal.

O prefeito Anibal Brambila, o vice Volnei Rocha, a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Suelen Calegari, e o presidente da Apae , Dilnei de Pelegrini, participaram do evento, que contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro.


Entrega Oficial 

A entrega oficial do veículo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Apae, aconteceu na manhã da última terça, dia 09, em frente à prefeitura, na Praça Frei Euzébio.

O prefeito Anibal Brambila agradeceu a indicação da bancada federal catarinense, que por meio de emendas dos deputados federais Ricardo Guidi (PSD) e Fabio Schiochet (PSL) encaminharam para Maracajá os dois carros.    

Segundo a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Suelen Calegari Zandonadi, com esta doação, o CRAS conta agora com três veículos. ""O veículo destinado ao CRAS vai auxiliar na melhoria e agilidade dos serviços que já ofertamos a nossa população ", disse.

Participaram da entrega oficial dos veículos o prefeito Anibal Brambila, a Secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha, a diretora do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, Suelen Calegari, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Geraldo Leandro, o presidente da Apae, Dilnei de Pelegrini e o diretor de Educação Daniel de Souza. 


CRAS Maracajá

O CRAS é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal

Atualmente o CRAS de Maracajá tem 2500 famílias referenciadas, presta atendimento a 130 idosos, atende 55 crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cerca de 175 mães fazem parte da inclusão produtiva e realiza cerca de 200 atendimentos mensais. 

As principais atividades do dia a dia dos trabalhadores do CRAS são: Atendimento direto e indireto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; atividades envolvendo grupos de famílias da comunidade; cadastro, recadastro, atualização cadastral e desbloqueio do Cadastro Único para recebimento do Bolsa Família; Concedimento de benefícios eventuais, como cesta básica e auxílio funeral, com o intuito de superar vulnerabilidades temporárias; isenção de documentos pessoas (identidade, certidão de nascimento e casamento, habilitação de casamento civil), encaminhamento para o mercado de trabalho; encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, entre outros serviços.


APAE Maracajá 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Maracajá tem cerca de 15 anos, atende atualmente 45 alunos, não possui veículo próprio. Sabendo dessa necessidade, o ex-vereador e hoje Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Geraldo Leandro, fez a solicitação ao deputado Ricardo Guidi. "A Apae é grata ao Geraldo e ao deputado por nos presentear com esse automóvel, que facilitará muito o nosso trabalho, pois a entidade participa de muitas reuniões regionais. Além disso, quando necessário vamos utilizar no transporte de alunos que frequentam o ensino regular",  relatou o  presidente da Apae.

Categoria:Exemplo de categoria