Evento da Unesc debate os impactos das pandemias na educação ao longo da história

Os impactos causados na educação pela Covid-19 e por outras pandemias serão debatidos nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/11) na Unesc. O Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação (Grupehme) realizará o 6º Colóquio de História e Memória da Educação, o primeiro totalmente virtual, com a participação de professores e pesquisadores nacionais como a professora doutora da Universidade Federal de Goiás, Valdeniza Maria Lopes da Barra e internacionais, como o professor doutor da Universidade de Sevilha, na Espanha, Pablo Alvarez Dominguez. 

O evento é aberto para professores, pesquisadores, gestores e estudantes e está com inscrições abertas até esta quarta-feira (25/11) pela página do evento ( https://doity.com.br/vi-coloquio-historia-e-memoria-da-educacao/). O Colóquio será transmitido ao vivo pela Unesc TV, em seu canal no Youtube (www.youtube.com/unesctv).  

A abertura dos trabalhos ocorrerá na quinta-feira, às 19 horas, com diálogos sobre “Cotidiano, Educação e Pandemia”. Já na sexta-feira, o tema abordado será “Os Espaços e as Condições de Pesquisa em Tempos Pandêmico(s)”. Além de Valdeniza e Dominguez, o evento terá como palestrantes a professora mestre da Udesc, Susane da Costa Waschinewski e da professora doutora da Unesc, Michele Gonçalves. 

A líder do Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação da Unesc, Giane Rabelo, explica que o objetivo do Colóquio é, além de debater o ensino e a pesquisa neste momento de pandemia – e propor um resgate dos impactos de outras crises sanitárias na educação – fazer uma reflexão crítica e profunda sobre o momento vivenciado desde março e que tem implicado no ofício do professor. 

 

Grupehme

O Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação realiza o Colóquio a cada dois anos, com o intuito de estabelecer um diálogo com a comunidade escolar e acadêmica a respeito de temáticas relacionadas às pesquisas produzidas. 

O Grupehme desenvolve publicações e pesquisas sobre os aspectos da história da educação no Sul de Santa Catarina e atua na preservação do patrimônio educativo, por meio de projetos desenvolvidos nas escolas, com professores e gestores. O Grupehme é responsável pelo Centro de Memória da Educação de Santa Catarina (Cemesc - http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/view/692), com documentos digitalizados de 27 das mais antigas escolas estaduais de municípios das microrregiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Categoria:Exemplo de categoria