Roni Raupp

REELEITOS 

Os prefeitos reeleitos da Amesc. Foram: Éder Mattos (PL), de Meleiro; Gaiola Mezzari (MDB), de Jacinto Machado; Betinho Biava (PP), de Timbé do Sul; e Moacir Teixeira (MDB), de São João do Sul.


MDB E PP 

Na Amesc, o MDB fez 5 prefeitos, assim como o PP, com 5. O PSDB é a terceira força com 2 prefeitos. Com uma prefeitura cada, PSL, PSD e PL.


VITÓRIA MAIÚSCULA 

O poderoso grupo liderado pelo atual prefeito, Dirceu Selau (PT), já não dá mais as cartas na política de Mampituba. Foi o que ficou provado uma vez mais na eleição do último domingo (15), quando o ex-prefeito Pedro Juarez saiu novamente o grande vitorioso nas urnas. Pedrão e Marta venceram a disputa pelo Executivo e de quebra seu partido o MDB emplacou 5 das 9 cadeiras no Legislativo.


FRAGILIZADO 

Nunca antes na história, o PT se saiu tão mal em disputas municipais em todo o país. Em nossa região não foi diferente. Nos 15 municípios da AMESC – Associação do Extremo Sul de Santa Catarina, o PT se quer colocou um vereador. 


VITÓRIA SUADA 

Após 28 anos fora do executivo municipal, o PP voltará a comandar o município de praia grande através do empresário Elizandro Machado “Fanica” que no último domingo venceu seu adversário Adelirio Monteiro (MDB) por apenas 5% de vantagem.  Existe uma grande expectativa na futura gestão de Elizandro Machado.


VENCEU  

O candidato Valmir Rodrigues (PP) foi eleito prefeito de Passo de Torres. O candidato venceu o atual prefeito da cidade, Jonas Souza (MDB), agora Rodrigues tomará posse no cargo para quatro anos de gestão, a partir de primeiro de janeiro de 2021.


SABEDORIA 

Desfecho das eleições de São João do Sul foi conforme o esperado. Nenhuma surpresa e, como esta coluna já havia dito, prevaleceu a sabedoria do sapientíssimo Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”. E não é que não saiu mesmo? O fato é que as eleições de São João do Sul foram decididas nas convenções pela matemática, não pela política. Dizer isso não é menosprezar a maiúscula vitória do prefeito Moacir Teixeira (MDB). Mas apontar que jogar com a matemática foi a grande estratégia política de Moacir depois de construir uma excelente aliança em torno do seu nome, com MDB, PP, PSD, PDT, PSDB, PSL e PL. Não cometeu erros durante a campanha. O resto foi resultado daquilo que saiu das convenções.


CAMPEÃO DE VOTOS 

No último domingo (15), o pleito eleitoral nos apresentou uma nova nominata para a Câmara de Vereadores de São João do Sul, para o exercício 2021/2024. Dentre os eleitos e reeleitos, importante destacar o candidato Ismael Santana de Oliveira, de 36 anos, que disputou pela primeira vez uma vaga e foi eleito com 766 votos, ou seja, com apoio de 14,08% do eleitorado local. Com este índice, Ismael se tornou o vereador mais bem votado do Vale do Araranguá/SC, utilizando-se como parâmetro o número de eleitores de cada Município. Ismael, que é enfermeiro por formação e atuou por cerca de 10 anos na saúde pública do Município, trouxe consigo propostas importantes para a área da saúde, bem como se tornou o candidato que se caracteriza pela ideia de renovação, por ser jovem e bem aceito pelo público das redes sociais.


RENOVAÇÃO NO LEGISLATIVO DE PRAIA GRANDE

Dos 06 vereadores que buscavam à reeleição em Praia Grande, apenas 02 obtiveram êxito, sendo eles; Roque Speck (PSD) e Elizeu Colonão (MDB), os demais, Sergio Boeira, Nelo, Zezeu e Maria não conseguiram votação suficiente para continuar no Legislativo Municipal. Um dos partidos que sai fortalecido na Câmara é o PSDB, que mesmo não reelegendo o atual presidente da Câmara, colocou dois vereadores, Nego, como o mais bem votado com 393 votos e Nereu Cristóvão, que volta a função política, no qual já foi vereador e vice-prefeito.

Categoria:Exemplo de categoria