Baja Satc: Empresa de ex-participante inova no setor automobilístico

O Baja Satc – carro planejado e desenvolvido por acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc – não abre apenas o caminho por onde passa, mas também abre portas para aqueles que participam de sua criação. Para o engenheiro mecânico, Júlio César Romagna, foi o estímulo que faltava para que fosse possível criar a própria empresa automobilística. Após o conhecimento e a experiência adquiridos no contato com o Baja, ele fundou a Iron Bull Engenharia Off-Road, e oferece inovações na projeção de carros.  

Apaixonado por veículos ‘fora de estrada’, o empreendedor desde muito novo participava de trilhas, passeios e competições, até que resolveu ingressar no curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc. “Dentro do curso, participei do projeto Baja Satc, que foi fundamental na escolha do caminho que escolhi traçar após formado. Descobri ali como seria gerenciar uma equipe e aprendi a atribuir tarefas e cronogramas para alcançar bons resultados”, conta. 

O ex-acadêmico participou quatro vezes das competições Baja SAE Brasil – Etapa Sul, nas quais a equipe conquistou o 1º lugar no enduro de resistência e 3º lugar geral da competição de 2016, no Rio Grande do Sul. “Foi graças a essas experiências e aos conhecimentos repassados pelos professores que alcancei boa parte do sucesso que tenho na empresa”, acrescenta. 

Atualmente, a empresa, localizada em Nova Veneza, atua nos ramos de desenvolvimento e fabricação de acessórios e sistemas de suspensão e direção para veículos que procuram uma aptidão maior ao uso em terrenos de difícil acesso. O intuito, conforme o sócio-proprietário, é auxiliar os clientes em trajetos muitas vezes intransponíveis para carros com sistemas originais de fábrica. 

Projetos impulsionados por atividades extracurriculares da Satc 

Para o futuro, os próximos passos são ainda mais ousados. O empresário está investindo em projetos completos de veículos, voltados para competições e trilhas de dificuldade elevada. “Serão desenvolvidos chassis e sistemas de suspensão e direção inteiramente novos”, explica. Conforme ele, o avanço só vai ser possível com o conhecimento adquirido através dos anos de estudo e a participação em projetos extracurriculares da Faculdade Satc. 


Categoria:Exemplo de categoria