Bolsa família em Balneário Gaivota

De acordo com dados do Cadastro Único no município, havia 405 famílias beneficiárias do Bolsa Família no mês de maio de 2020 sendo 1.357 pessoas diretamente beneficiadas pelo Programa. Dentre essas famílias, 91,6 % dos responsáveis familiares (RF) eram do sexo feminino. O Programa prevê o pagamento dos benefícios financeiros preferencialmente à mulher, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da autonomia feminina tanto no espaço familiar como em suas comunidades.

Nesse mês, o número de pessoas beneficiárias do PBF equivalia aproximadamente a 12% da população total do município, abrangendo 271 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. A cobertura do programa foi de 122 % em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município já alcançou a meta de atendimento do programa. O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. A qualidade dos dados cadastrais aumenta a possibilidade de que todas as famílias pobres e extremamente pobres do Município sejam beneficiárias do Programa.

No mês de maio de 2020, foram transferidos R$ 62.054,00 às famílias do Programa no seu município, e o benefício médio repassado foi de R$ 153,22 por família.

O valor e os tipos de benefícios recebidos pelas famílias variam de acordo com o perfil de renda, tamanho e composição familiar (se há crianças, adolescentes, gestantes ou nutrizes na família, por exemplo). Na tabela abaixo, constam a quantidade e os valores repassados por tipo de benefício no seu município, no mês de outubro de 2019.


Categoria:Exemplo de categoria