Coronavírus: Jair Anastácio quer mais fiscalização e leitos de UTI no HRA

Na sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio, líder do Partido dos Trabalhadores no legislativo encaminhou duas solicitações importantes visando o combate ao novo coronavírus. 

A partir do relato da direção do Instituto Maria Schmitt, sobre a falta de leitos de UTI no Hospital Regional de Araranguá, Anastácio aprovou um requerimento endereçado ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva e para o secretário de Estado da Saúde, André Motta, solicitando o envio urgente de recursos para aumento e melhora da capacidade de atendimento na UTI do Hospital Regional de Araranguá e demais áreas necessárias para enfrentamento da COVID-19.

De acordo com o vereador, esse pedido se faz necessário, devido ao preenchimento da capacidade total da UTI do HRA. “Segundo o instituto mantenedor, das 10 vagas destinadas para o novo coronavírus, todas estão ocupadas e existem apenas 17 respiradores, sendo que só existe um reserva. Com essa situação, quem chegar com a doença no hospital em estado grave, precisando de UTI, entra em uma fila do Estado para que um leito seja encontrado em algum hospital de Santa Catarina. Agora com a baixa das temperaturas, precisamos ter mais atenção”.

Anastácio disse que a solicitação será encaminhada para as outras Câmaras de Vereadores da região. “Vamos enviar para as outras 14 Câmaras para que elas abracem essa causa e que o nosso pedido ecoe no Executivo Estadual, já que o HRA é uma Unidade que atende todo o Extremo Sul”, disse.


Mais fiscalização em Araranguá

O vereador ainda aprovou indicação pedindo o aumento da fiscalização e das normas de funcionamento de estabelecimentos comerciais, visando a prevenção do novo coronavírus, por parte do paço municipal.

Segundo Anastácio, o tema por alguns ainda não estão levando a sério a pandemia vivenciada pela humanidade. “Esperamos que o prefeito e a secretária de Saúde, estabeleçam normas mais rígidas para a proteção de nossa população, como por exemplo a verificação de temperatura corporal e fiscalizem o uso de máscaras, a disponibilidade de álcool em gel e entre outras medidas de intensificação. Assim reduziremos ainda mais curva”, pontuou o vereador.

Categoria:Exemplo de categoria