Blog do Feijão Blog do Feijão

Licença de pesca – O Ministério da Agricultura cancelou 300 licenças de pesca em sete estados, um deles é SC e uma das cidades é Balneário Gaivota, que no ano de 2019 já teve 314 pescadores que receberam o seguro defeso. Desde 2014 a Controladoria-Geral da União (CGU) identificou quase 70% de irregularidades nos pagamentos desse seguro.

 

Venda$ - Quase 10 milhões de brasileiros devem usar FGTS para pagar dívidas, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil, o cartão de crédito será principal conta em atraso paga com recursos do FGTS. No geral, 45% dos beneficiários têm interesse em resgatar recursos. Apenas 19% devem aderir ao ‘saque-aniversário’, que começa em 2020.

 

2º Arraial Cultural em Sombrio – Foi um sucesso a festa da comunidade sombriense, que tentou e conseguiu resgatar o nosso Arraialfest que deixou de ser realizado pela Prefeitura Municipal. O Arraial Cultural é a prova de que quando as pessoas se unem, as iniciativas tem sucesso. Vamos esperar a 3ª edição no próximo ano.

 

Hospital de Praia Grande – O Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande foi um dos contemplados com R$ 75 mil, na liberação do início deste mês de setembro, pelo Ministério da Saúde, um total de R$ 2,7 milhões para 15 hospitais de diversas regiões de Santa Catarina. Esse é o valor de emendas destinadas pelo senador, Dário Berger (MDB).

 

Corte das casuarinas em Balneário Gaivota -  Há cerca de 15 dias, a Prefeitura de Balneário Gaivota divulgo nota explicando sobre o corte das casuarinas na Av. Beira Mar. A causa atual foi a obra de revitalização da avenida Beira-mar, que inclui drenagem pluvial, manta asfáltica e passeio, foi optada pela retirada das mesmas, pois suas raízes causaram danos ao sistema de esgotamento pluvial. Anteriormente a Prefeitura já havia assinado um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal na gestão do Prefeito Valcir Ferreira Pereira onde se comprometia a retirar as casuarinas da orla assim como a retirada das duas quadras de esporte sobre a dunas e as guaritas de salva vidas existentes com exceção de uma que é utilizada pelos Corpo de Bombeiros no Verão.

 

Sombrio mais segura – A Câmara de Vereadores aprovou projeto de Lei do Executivo para substituir a iluminação atual por lâmpadas de LED e a colocação de 50 câmeras de vigilância. As duas gestões do Prefeito Zênio Cardoso vão ficar marcadas por uma transformação geral nas feições de Sombrio.

 

Obras incompletas – É triste saber que precisamos de leis como a que foi sancionada e publicada dia 11 no Diário Oficial do Estado a Lei 17 772/2019, que proíbe em Santa Catarina a inauguração de obras públicas incompletas. A proposta foi apresentada pelo deputado Jair Miotto e aprovada na Alesc no mês passado.

 

PSDB de Praia Grande – o partido se movimenta para substituir o PP na majoritária em 2020, onde o Prefeito Moacir Teixeira vai tentar a reeleição. Depois do MDB que é o partido do Prefeito o PSDB é o partido que mais verba tem levado para São João do Sul.

 

CPMF – A CPMF é que nem gato tem sete vidas ou mais. Ontem enterraram mais uma vida com a demissão do secretário da Receita, Marcos Cintra, que significa mais um enterro da CPMF. Que seja o último. A CPMF foi enterrada no final de 2007 a partir da campanha Xô CPMF liderada pelo então deputado federal de SC, Paulo Bornhausen. Esse tipo de imposto, além de injusto com os pobres, causa insegurança porque as pessoas evitam bancos. Precisamos simplificar os impostos, diminuir a carga tributária, cobrar de quem não paga e não fiar criando ou amentando impostos.