Blog do Feijão Blog do Feijão

Prefeituras com problemas de caixa – Todas as prefeituras da região vem apertando o cinto, para fazer frente as despesas, apesar do aumento neste ano dos retornos do FPM e ICMS, de acordo com o site da FECAM. As que estão com mais problemas são Passo de Torres que teve aumento nos repasses do FPM de 8,7% e do ICMS de 13,9% e São João do Sul que também teve aumento no FPM  8,7% e no ICMS de 19,6%.  Com todo esse acréscimo as duas prefeituras estão atrasando os pagamentos a fornecedores. É possível que os atrasos nos pagamentos gera um déficit no final do ano, que cause a rejeição das contas e como consequência os dois prefeitos ficariam inelegíveis para tentar uma reeleição. Em Sombrio o Prefeito professor Jusa teve as contas do último ano do seu mandato rejeitadas ficando 8 anos com os diretos políticos cassados.

 

Balneabilidade - O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 23 a 27 de setembro em 229 pontos do litoral catarinense. De acordo com os resultados, 82,5% dos locais analisados estão próprios para banho. Na região Balneário gaivota e Araranguá estão 100% próprios, já Balneário Arrio do Silva e Passo de Torres tem pontos impróprios.

 

Problemas da educação – A violência nas escolas que atinge o centro do país está chegando na região. Em Araranguá em dois dias seguidos a PM teve que ir nas escolas, no dia 01/10 foi na escola da Coloninha onde um aluno colocou gás de pimenta nas salas e o mais grave foi n a Escola Básica Municipal Nova Divinéia onde cinco adolescentes – três armados com facas – que tentaram agredir um aluno do 8º ano.

 

Voto Distrital - A revolução em velocidade espantosa que estamos vivendo fará outras vítimas em prazo mais curto que imaginamos. Uma delas é a democracia representativa tal como a praticamos. Talvez o voto distrital seja uma alternativa, desde que as cúpulas partidárias deixem de ser capitanias hereditárias, o que é mais difícil que consertar relógio embaixo d'água com luvas. Ocorre que o furo é mais embaixo. Enquanto o eleitor não cobrar bem cobrado a atividade do parlamentar em quem ele votou, suas excelências continuarão cometendo estripulias ilegais e outras legais, mas imorais. Nada funciona sem cobrança de atitudes no mundo político, especialmente. Começa na campanha. Alguém aí tem o número do seu deputado?

 

Gislaine Cunha no MDB – A melhor alternativa do MDB em Sombrio é filiar a Vice-Prefeita Gislaine Cunha do PL para abrir espaço para mais uma sigla na majoritária. O plano é indicar Agenor Gomes para ser seu vice. É claro que o MBD tem nome e tradição, mas inda não conseguiu se recuperar em SC do choque de ter ficado fora do segundo turno no ano passado. Com certeza Gislaine Cunha está fazendo os cálculos sobre o que é mais vantajoso: trocar um partido em ascensão que tem como Presidente o Senador Jorginho Melo que está sintonizado com o anseio de mudança que os eleitores demonstraram na última eleição, por um partido em decadência. O próprio PP que deveria lançar pré-candidatura a Prefeito no próximo mês, voltou atrás e se mantem-se à espera do próximo lance de Gislaine Cunha. 

 

Tecnologia facilitando a vida - O Detran de Santa Catarina disponibilizou nesta quinta-feira o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação pelo site da instituição. Com o novo serviço, os motoristas não precisam mais se deslocar aos Detran e Ciretrans para dar entrada ao processo de renovação da carteira. Mas continua sendo necessário ir até o órgão de trânsito para exames, foto e coleta da biometria. A expectativa é diminuir o tempo e as filas.

 

PDT de Sombrio – O partido continua com seu projeto de ter uma candidatura única no município, como aconteceu em São João do Sul e como já estão adiantadas as negociações em Balneário Gaivota. Pelo que se percebe a maior resistência vem do PP que já descartou a ideia.

 

Amigos dos aposentados – Os Senadores Esperidião Amin e Dário Berger votaram conta o governo para manter as regras do abono salarial, já Jorginho Melo votou com Bolsonaro para diminuir. Lembrem disso na próxima eleição.