Projeto Geoparque Cânions do Sul realiza 1ª Mostra Educativa e Cultural

Estudantes e educadores dos setes municípios que fazem parte do território do Projeto Geoparque Cânions do Sul se encontraram em Torres nesta quarta-feira, 06 de novembro, para participarem da 1ª Mostra Educativa e Cultural do Geoparque. Durante todo o dia, foram expostos 34 trabalhos envolvendo alunos de escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Técnico, dos municípios de Torres, Mampituba e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina. O evento foi realizado no Parque Estadual da Guarita, importante geossítio do território.

De acordo com o coordenador do Eixo de Educação do Projeto Geoparque, professor Fabiano Souza, a Mostra foi planejada desde o ano passado para envolver os estudantes em trabalhos sobre a cultura da região, educação ambiental e geociências. "Além dos trabalhos expostos, um dos principais objetivos da Mostra também é promover a integração dos estudantes dos sete municípios, fazendo com que as pessoas do território se conheçam e que os alunos possam conhecer a realidade de outras escolas e outras cidades", afirma Fabiano.

Na abertura da Mostra, o prefeito de Torres, Carlos Souza, representando os demais prefeitos do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, ressaltou o empenho de todos os envolvidos nesta caminhada rumo ao reconhecimento do território como um Geoparque Mundial da Unesco. O prefeito parabenizou os professores por fazerem a diferença no Projeto e lembrou também sobre as grandes oportunidades de trabalho e renda que serão geradas com o aumento do turismo na região, oportunizando um futuro melhor para todas as crianças e jovens que hoje estão engajados pelo Geoparque. 

Categoria:Exemplo de categoria