Operação Veraneio inicia no último fim de semana de novembro

A Operação Veraneio inicia no dia 30 de novembro na região Sul de Santa Catarina. O 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM) que atende de Urussanga a Passo de Torres disponibilizará 19 militares para atuar na ação. Os profissionais atuarão em Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Passo de Torres, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota.

Segundo o subcomandante do 4º BBM, major Henrique Piovezam a operação poderá iniciar já no feriado do dia 15 de novembro. “Teremos o feriado da Proclamação da República que será prolongado, pois inicia na sexta-feira e termina no domingo. Se neste fim de semana tiver sol e tempo aberto, com certeza iniciaremos mais cedo, ao contrário, apenas no dia 30”, explica.

Piovezam relata que a operação contará com dois profissionais por dia em cada praia. “Pedimos a população que respeitem as orientações dos militares e que esteja sempre em uma área coberta por um guarda-vidas. Nossa intenção é terminar a operação sem mortes, assim como foi nos últimos anos de ação”, comenta.

Os militares receberão quadriciclos, motonáuticas e também viaturas para atuar nas praias. “Teremos a disposição também um drone para monitorar as áreas e usaremos o equipamento para também trazer mais informações aos veranistas”, pontua Piovezam.

Lugares de riscos estão mapeados

O Corpo de Bombeiros mapeou áreas de riscos como lagoas e rios e estará colocando placas, bóias e cordões de isolamentos para que os banhistas saibam dos perigos. “Nossa maior preocupação é que em lagoas, cachoeiras e rios as pessoas não conhecem a profundidade e acabam pulando de cabeça. Pedimos que isso não seja realizado, pois pode trazer danos e até levar a óbito”, declara.

Atuarão na Operação Veraneio 2019-2020 profissionais das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Defesa Civil, Secretaria de Justiça e Cidadania, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias Federal e Rodoviária Federal e prefeituras.

Categoria:Exemplo de categoria