Atividades alusivas ao mês da pessoa com deficiência em Balneário Gaivota

O cronograma de atividades alusivas ao mês da pessoa com deficiência em Balneário Gaivota iniciou com a palestra da assistente social da Previdência Social de Sombrio, Rita de Cássia, sobre BPC/LOAS – acesso ao benefício e principais dúvidas e mudanças da Previdência.

Segundo o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, é de extrema importância a população debater o tema e obter mais informações a fim de que haja uma sociedade baseada na equidade. “É importante que o cidadão tenha acesso ao conhecimento. Isto faz diferença para si, assim como na forma que age com outras pessoas”, assinala.

O Compede (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) juntamente ao Cras, Gacis (Grupo de Apoio a Conscientização e Inclusão Social), Apae e Prefeitura convidam a todos para participar da programação. No dia 12 o tema será autismo no contexto da saúde, social e educação (palestra com a enfermeira Rafaela da Rosa Hofzman e a pedagoga-especialista em educação especial e inclusiva, Paula Sperfeld); no dia 17 a palestra é sobre as diferenças entre doenças mentais e deficiências mentais com o pediatra da Apae de Araranguá, Silvio Rogério Caldas e no dia 18 a palestra com o tema a Pessoa com deficiência no contexto social será proferida pela psicóloga presidente do Compede de São João do Sul, Daniela Cardoso de Oliveira. Todos os próximos encontros serão no auditório da escola Darcy Ribeiro, a partir das 19 horas.

A coordenadora do Gacis e presidente do Compede, Paula Sperfeld, cita que os encontros foram organizados a fim de falar e fomentar sobre os direitos das pessoas com deficiência. Isto acarreta tanto para quem convive com a situação, assim como para toda a sociedade estar a par do que se faz direito. Dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

De acordo com a assistente social, Rita de Cássia, a política de seguridade social traz conceitos que fazem a diferença, sendo que são direitos assegurados em constituição e não esmolas ou favores. Rita alertou sobre a importância de conhecer, sendo necessário no momento acompanhar as mudanças e atualizações, já que os fatores previdenciários fazem parte em algum momento da vida para todos.

Categoria:Exemplo de categoria