Campanha de vacinação contra sarampo é fake news

Recentemente foi divulgado nas redes sociais um cartaz sobre uma suposta campanha de vacinação entre os dias 06 e 31 de agosto, em combate a poliomielite e sarampo. A imagem foi compartilhada juntamente com a seguinte mensagem: "Todos os adultos com menos de 50 anos precisam atualizar a vacina contra o sarampo. Menos de 49 anos, uma dose. Menores de 30 anos, duas doses. Sarampo mata! Divulgue". A informação é falsa e não há campanha agendada no calendário estadual.

A Secretária de Saúde de São João do Sul Rejane Elíbio de Borba esclarece que o Ministério da Saúde apenas emitiu um comunicado de alerta na terça-feira dia 06/08,  para os pais e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para as cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São João do Sul, a campanha no município não existe, mas que pode ser encontrada nos postos e faz parte apenas do calendário vacinal. "O Estado de Santa Catarina não está na campanha, em São Paulo é real, pois lá está em surto. Então só quem vai conseguir se vacinar nos postos serão as pessoas que estiverem no público-alvo estabelecido ou que nunca tenha se imunizado", disse Rejane Elíbio de Borba.

A Secretária acrescenta ainda que a população precisa estar em alerta com esses tipos de cartazes. "Nessa imagem divulgada é fácil perceber porque não tem logo de órgãos municipais", concluiu.

 

Categoria:Exemplo de categoria