Gaivota intensifica mutirão de exames e consultas

Os exames e consultas de média e alta complexidade são de competência do estado, mas o município de Balneário Gaivota trabalha para que a população seja atendida de forma mais eficaz. Desde o início do ano a Secretaria de Saúde se organiza em forma de mutirão. Na sexta-feira (02/08) iniciou uma intensificação a fim de zerar os exames e consultas com os especialistas em lista de espera.

A responsabilidade do município é a atenção primária em saúde (promoção e prevenção). Ainda assim se preocupa em dar acesso para a população durante estes meses há diversos exames como ultrassom, tomografia, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, Raio-X, teste ergométrico, holter, consultas de ortopedia, oftalmologia, cirurgião geral, neurologista, urologista, entre outros. Exames de cintilografia, proctologista, dermatologista, vascular ressonâncias magnética, ultrassom com dopller venoso também estão nos serviços disponibilizados neste mutirão. O Secretário de Saúde, José Luiz de Oliveira Lentz, explica que as consultas e exames são liberadas em várias etapas. “O setor de controle e avaliação entrará em contato com os pacientes conforme vai sendo liberado. Os pacientes atendidos nesta primeira etapa são mais de 200. O objetivo da secretaria de Saúde é zerar as filas”, esclarece José Luiz.

O agendamento segue a fila de espera dos pacientes inseridos no sistema estadual (SISREG) seguindo as orientações do Ministério Público. “O esforço representa a continuidade dos serviços de saúde que vem sendo realizado durante estes anos, melhorando ainda mais nossos atendimentos, além de solucionar o problema dos pacientes com mais agilidade”, detalha o secretário. O município ainda procura auxiliar o paciente e efetua a maioria dos traslados até o local de atendimento, como para Criciúma, Araranguá, Florianópolis, Tubarão, Sombrio etc.

A população de Balneário Gaivota ampliou, mas os recursos vem de acordo com os dados do IBGE. Desta forma é necessário que o município invista muito para conseguir atender a todos. “Pensamos em nossa população e por isto nos planejamos para este investimento. Os dados estatísticos ficam desatualizados e não podemos deixar nossa população desamparada. Com organização administrativa e financeira buscamos o melhor para nossos cidadãos”, cita o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva.

Foram diversas as especialidades agendadas. Maria Terezinha Emerenciano vai poder dar sequência aos seus cuidados de saúde indo ao ortopedista. Fazia cerca de um ano que esperava pelo atendimento e fica feliz com a atenção que recebeu nesta sexta-feira quando saiu com sua consulta agendada.

Karina Zeferino Ramos também ficou feliz em saber que seu filho vai poder melhorar após a consulta com o otorrinolaringologista. “Esperava desde o ano passado. A saúde dele é delicada e agora poder ser encaminhada a cirurgia”, conta. Para a mãe, o atendimento da equipe do posto central foi bom, rápido e ágil.

Fabíola dos Santos está com menos dor nas pernas, mas ainda assim quer poder ter segurança sobre o tratamento correto das varizes. “Já não imaginava que seria chamada e fiquei surpresa. Agora vou poder ter o diagnóstico do especialista”.

Já a expectativa de Amilton Machado era ir ao oftalmologista. “Fiquei feliz e surpreso com a ligação. Fiquei aliviado que vou poder consultar e ver melhor. Preciso dos óculos para enxergar melhor”.

 

Categoria:Exemplo de categoria