Audiência pública aprova autonomia para Campus Avançado Sombrio

Foi realizada no dia 28/06 no Campus Avançado Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC) audiência pública busca de apoio para o processo de autonomia, pois atualmente o IFC de Sombrio é uma extensão de Santa Rosa do Sul.

Com o apoio do Prefeito de Sombrio Zênio Cardoso da Vice-prefeita Gislaine Cunha, do deputado Federal Pedro Uczai e do Vereador Marcello Areão e dos demais presentes o desmembramento foi aprovado por unanimidade.

Durante a audiência, a diretora Elizete Maria Possamai Ribeiro informou sobre os benefícios que virão com a mudança para campus  “De acordo com os modelos definidos pelo Ministério da Educação, a mudança permite não só que a unidade possa comportar mais professores e técnicos, como também que tenha orçamento relativo ao número de alunos matriculados, além de possibilitar a oferta de cursos superiores e de pós-graduação”.

Em 05 de abril de 1993, foi criada a Escola Agrotécnica Federal de Sombrio de com o objetivo de atuar como uma Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, localizada em Florianópolis, tendo como primeiro diretor Celso Luís Lemos. 

O Campus Avançado Sombrio tem a sua história atrelada à implantação e crescimento do campus Sede, instalado em Santa Rosa do Sul, e atualmente denominado Campus Santa Rosa do Sul. Com a expansão da Rede Federal, a partir de 2009, as ações do campus Sede foram ampliadas para Sombrio, criando-se assim a unidade descentralizada urbana, denominada inicialmente Núcleo Avançado de Sombrio, posteriormente Unidade Urbana de Sombrio e, a partir da expansão da Rede Federal, Campus Avançado Sombrio. O movimento de criação deste campus busca apresentar soluções técnicas para os arranjos produtivos locais, proporcionando o acesso e gerando novas tecnologias a partir da formação do jovem que cursa o ensino médio integrado ao curso técnico de informática e fomentando as carreiras de nível superior com cursos de Tecnólogo em Gestão de Redes de Computadores e Gestão de Turismo, além da Licenciatura em Matemática.

Categoria:Exemplo de categoria