Encontro LGBTQIA+ de Sombrio

No dia 30/06 a partir das 13:30h aconteceu no Espaço Multiuso do Ginásio Rogério Valerim o Encontro LGBTQIA+, com participação de gaivotanses da Gacis Balneário Gaivota e Gacis Lgbts Balneário Gaivota.

Segundo Paula Heitor Sperfeld, "foi dia de prestigiar o evento realizado em Sombrio pela minha grande amiga e companheira de luta Andréia Teixeira, Taina Oliveira e Glauter Soares. É preciso que a sociedade se conscientize e respeite a diferença, seja ela qual for e estavam lá informando e levando conhecimento de maneira pacífica e com sabedoria, pois nós do GACIS sabemos que não é na revolta e na pressão que a sociedade muda! São pequenas coisas que gerarão coisas mais grandiosas. Não podemos tentar reprimir o ódio e a intolerância com mais ódio e intolerância....é assim um passinho de cada vez".

A organização do evento agradeceu a participação de todos. Segundo Andreia Teixeira, "foi simples, lindo, alegre e muito significativo. Parabéns a todos que tem orgulho de ser que são".

A sigla LGBTQIA+ nasceu da sigla GLS, o movimento político e social de inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero mudou muito e passou a incluir pessoas não heterosexuais e não cisgênero. Assim, sua sigla cresceu e incorporou diversas letrinhas - todas elas igualmente importantes, mas várias desconhecidas por muita gente. Entenda o que significa cada uma delas e qual o sentido do “+” em seu final.

O início do movimento foi no dia 28 de junho de 1969, quando a polícia de Nova York invadiu o bar Stonewall Inn, localizado em Manhattan, conhecido por ser um dos poucos locais da época que aceitavam a presença de gays, lésbicas, trans e drag queens ― que desencadeou uma onda de protestos na luta pelos direitos LGBT.

É por causa desta revolta que o mês LGBT é comemorado em junho e que o “Dia do Orgulho” para essa população é celebrado na data de hoje. Na época, ter “orgulho” de ser LGBT era um crime. E ficar “dentro do armário” era a lei. Até 1969, era proibido manter relações com pessoas do mesmo sexo em todos os Estados norte-americanos, exceto Illinois.

Esclarece Glauter Soares "cinquenta anos depois, Stonewall é mais do que um local físico. É o símbolo de um movimento que ganhou visibilidade mundial. Mas ainda existem mitos sobre o que aconteceu naquela noite de 1969. E há também muito para ser conquistado ― cerca de 70 países ainda consideram a homossexualidade um crime.

Em essência, as revoltas de Stonewall foram um movimento de pessoas que estavam cansadas e decidiram reclamar suas narrativas em uma sociedade que tolhia seu direito de existir com dignidade"

Categoria:Exemplo de categoria