PROERD forma turmas nas escolas da região

Estão acontecendo em todas as cidades da região a formaturas de turmas de alunos nas escolas municipais e estaduais, em 16 de Março de 2018 o PROERD,em Santa Catarina completou 20 anos de história, e até o final de 2017 foram contabilizados 1.342.033 catarinenses orientados para dizer não às drogas e à violência por estarem aptos a tomarem decisões saudáveis, seguras e responsáveis. 

O Proerd tem por objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Segundo o Comandante da PM em Balneário Gaivota o subtenente Alexandre de Luca que esteve na Câmara de Vereadores dia 26/11 convidando para a formatura que se realizou no ginásio da Escola Darcy Ribeiro dia 27/11 "O Proerd possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Considerando-se, ainda, que a filosofia do Programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção, pode-se afirmar que o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças".

Estiveram presentes na formatura em Balneário Gaivota o Comandante da PM Luis Paulo Fernandes, o comandante da PM em Balneário Gaivota o sub-tenente Alexandre de Lucca, o Prefeito Ronaldo Pereira da Silva, o Vice-Prefeito Evanio Iris Machado, diretores e professores das escolas Darcy Ribeiro, Bernardino de Melo, Escola da Praia e Doralina Clezar. Foram formados 157 alunos.

Em Praia Grande a formatura aconteceu no dia 21/11 e contou com a presença do Vice-prefeito Mack Citadim, do Comandante da PM em Sombrio Luis Paulo Fernandes, do instrutor Carlos e de diretores, professores das escolas Bulcão Viana, Alba Luci, Abel esteves de Aguiar e Tancredo Neves, que formaram 107 alunos. 

Os alunos Enzo Passos, 5° ano vespertino, e Sofia Peixoto, foram os vencedores da redação Proerd. O aluno Henrique Dalpias, 5° ano matutino, ganhou a bicicleta.

Redação do Enzo

Minha redação proerd eu tinha uma visão totalmente diferente do proerd eu achava que o proerd não iria agregar muito a minha vida. Mas estava muito enganado. Pois aprendi a fazer a fazer uma boa comunicação escutando atentamente e a ajudar a quem sofre bullying

Também descobrimos o mal que o cigarro e as bebidas alcoólicas causam e aprendemos a usar o modelo de tomada de decisão proerd entre outras informações muito úteis das dez lições de nosso livro proerd o modelo de tomada de decisão

Proerd foi um dos melhores aprendizados do livr . E rei usá-lo em muitas situações do meu cotidiano utilizando os quatro passos para uma escolha responsável. Defina, analise. Atue e avalie. Assim farei boas escolhas e não colocarei minha segurança em risco também pretendo fazer escolhas seguras analisando os fatos e o problema avaliando minha decisão tentando fazer a melhor escolha possível com os fatos apresentados.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2018 da UNDC, o número de pessoas em todo o mundo que usaram drogas ao menos uma vez por ano permaneceu estável em 2016, com cerca de 275 milhões de pessoas, ou cerca de 5,6% da população global entre 15 e 64 anos.

Olhando para as vulnerabilidades de vários grupos etários, o Relatório conclui que o uso de drogas e os danos associados a ele são os mais elevados entre os jovens em comparação aos mais velhos. A maioria das pesquisas sugere que a adolescência precoce (12-14 anos), a tardia (15-17 anos) é um período de risco crítico para o início do uso de substâncias e pode atingir o pico entre os jovens (com idade entre 18 e 25 anos).

A cannabis é uma droga de escolha comum pelos jovens; no entanto, o uso de drogas entre os jovens difere de país para país e depende das circunstâncias sociais e econômicas dos envolvidos. Há duas tipologias extremas de uso de drogas entre os jovens: drogas de clubes na vida noturna e recreativas entre os jovens afluentes; e o uso de inalantes entre crianças de rua para lidar com suas circunstâncias adversas.

Policiais civis de todo o país cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão contra envolvidos com o tráfico em 26 estados e no Distrito Federal no dia 13/11.

A operação, intitulada Anjos da Lei, do Ministério da Segurança Pública e da Polícia Civil prendeu 745 pessoas, entre elas 279 em flagrante, 326 por mandados, 18 foragidos recapturados e apreendeu 122 adolescentes, em uma ação para coibir o tráfico de drogas nas proximidades e no interior de 380 escolas públicas e privadas do País. Ao todo, 5,2 mil policiais cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão nos 26 Estados e no Distrito Federal. A polícia apreendeu ainda R$ 118 mil, 394 armas, 33 veículos, além de aparelhos eletrônicos. 

Em Santa Catarina foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, 13 de prisão temporária, foram utilizadas 45 viaturas da Polícia e 145 homens. Foram apreendidos oito veículos de traficantes investigados. Mais de dois meses de investigação.

Esses dados mostram a realidade do problema sendo os crimes relacionados ao tráfico de drogas, os que mais levam pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. Homicídios representam 11% dos crimes que causaram a prisão.

O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros.

Esse raio-X do problema das drogas mostra a importância do programa da Policia Militar de Santa Catarna o Proerd-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário