Projeto: Combatendo a indisciplina nas escolas

Esse projeto originou-se através das diversas queixas das escolas envolvendo a Indisciplina dos alunos no âmbito escolar. O Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Sombrio em Parceria com a Escola de Educação Básica Catulo da Paixão Cearense e Parceiros que constroem uma equipe multidisciplinar, bem como, Psicólogo, Advogado, Equipe Pedagógica, Professores, Direção e  Conselho Tutelar resolveram implantar nesta Comarca um projeto destinado a propiciar orientação a crianças e adolescentes em conflito com a indisciplina na escola.

Através desta iniciativa pretende-se ampliar a participação da comunidade escolar e pais na busca de soluções para os problemas indisciplinares que atingem crianças e  adolescentes nas unidades de ensino.

A parceria da execução conta com: Judiciário – Oficial infância – Alzira Mª Scheffer Rabello, Assistente Social – Francine Heidrich Coimbra, Conselho Tutelar –  Maria Gorete Baltazar Rodrigues e Psicóloga – Schirlei Scheffer Pereira Silvério.

OBJETIVOS DO PROJETO

• Mostrar aos alunos que eles são responsáveis pelas consequências dos próprios atos.

• Fazer com que os alunos repensem suas atitudes e seus valores a partir do ato indisciplinar cometido.

• Propiciar o comprometimento do aluno com a coordenação, os professores e os colegas.

• Potencializar através das normas disciplinares a aprendizagem sobre o ato cometido, fazendo com que o aluno reconheça que pode ter uma atitude melhor.

• Instigar alunos para a consciência da integração em seu meio social (escola);

• Conduzir o aluno à percepção e análise críticas acerca de suas ações no contexto em que vivem;

• Identificar as fragilidades e as mudanças a serem construídas conjuntamente.

A sociedade está vivendo um novo contexto, influenciado por mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais, a escola assume um papel diferenciado na sociedade. Os professores têm mais acesso as formações de aperfeiçoamento. Os alunos, por sua vez, têm liberdade de questionarem, tirar suas dúvidas e se posicionarem. Um dos problemas  mais enfrentados nas escolas é a indisciplina dos alunos nas salas de aula. A causa da indisciplina poderia ser atribuída a falta de imposição de limites por parte dos pais, ou ainda pela falta de valores ou do enfraquecimento do vínculo com a moralidade. Através deste projeto, espera-se obter a diminuição de atos de indisciplina na escola. Tornando a escola  um ambiente de cooperação, solidariedade e respeito.

Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário