Presidente Fabiano Pinho cede espaço para a comunidade na Câmara de Sombrio

No dia 05/03 o pastor Josué Barbosa usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Sombrio e explanou sobre o Fórum de Debates a Família e seus conceitos que será realizado da Alesc dia 09/03. Também foi cedido espaço para o Secretario do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Sombrio, Tanoa Acordi, que falou sobre o Projeto de Lei 009/2018. “Em julho do ano passado houver uma eleição, onde foi eleito um presidente , secretário e tesoureiro. Hoje o Presidente é o Mateus, eu sou Secretário e o João é Tesoureiro e estamos nos reunindo a vários meses tentando achar forma de se organizar para fazer fluir essa instituição que se chama de conselho. É difícil falar quando não existe ainda o trabalho concreto, nós estamos nos organizado ainda”.

Informou que a intensão de estar na Câmara é para o repasse de máquinas da Prefeitura para que o conselho possa administrar e um núcleo de comunidade, que será na Sanga Negra, Morro da Canoa e Maracanã. “A ação do conselho é criar alternativas junto com Pode Legislativo para melhorar a atividade dos agricultores”.

Vereador Juvenil Manoel Colares disse que não concorda de passar máquinas da agricultura para o conselho administrar, “existe uma secretaria de agricultura e eles tem que executar, mas como é um trator só para experimentar , tomara que de certo pela competência de vocês“. O Vereador finalizou, “em tempo de política as pessoas pegam o microfone, sobem num palanque e prometem tudo para o povo e é tão fácil escrever e conversar, eu quero ver é cumprir. Isso está deixando a desejar em nosso município”.

Vereador Adenir Duarte disse que essa é uma chance dada ao conselho, “vamos dar esse crédito para vocês e tenho certeza que vão fazer um bom trabalho”.

Vereador Vilmar Daminelli comentou sobre a chegada dos projetos em cima da hora, não dando tempo de análise. O Projeto 009/2018 autoriza ceder ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Sombrio equipamento agrícola, onde serão atendidas três comunidades, “o resto a Secretaria de Agricultura tem que suprir a necessidade”. Falou sobre o recurso para a saúde que a Deputada Geovania de Sá trouxe para o município.

Vereador Carlos Roberto Gomes disse que é preciso de empenho e estrutura para o interior do município, “vamos torcer para dar certo e tomara que possamos estar repassando mais alguma coisa para vocês dar estrutura para o agricultor”.

Vereador Edson Martins da Rosa o que vejo é que a administrar quer tirar uma carga das costas e passar para as comunidades do interior, “existe uma Secretaria, onde o Secretário tem um Assessor e são pagos para isso”.  Afirmou também que o Conselho devia estar todo na sessão e que alguns do conselho são contra o projeto. Edson afirmou ainda, “as estradas estão uma vergonha, não estão roçando, as margens das estradas estão uma fiasqueira”.

Disse que o pessoal do interior tem reclamado muito da iluminação publica, “a cobrança que faço é das coisas que escuto e eu tenho que chegar aqui e dizer o que está acontecendo para que as entidades que se acham competentes vão resolver”.

Finalizou dizendo, “disseram que me tiraram de líder do governo porque eu era fraco para defender o Prefeito, mas não sou fraco para defender ninguém eu não gosto é de ver coisa errada e digo mais, agora ficou melhor porque eu posso falar o que eu quiser”.

Vereador Marcello Areão falou sobre a cultura no município e sobre o Projeto 004/2018 que institui o ano dos Açores em Sombrio. Abordou a questão da regularização dos loteamentos do município.

Vereador Jose Eraldo Soares parabenizou o conselho pela coragem de pegar uma grande responsabilidade, “a cobrança em cima de vocês vai ser muito grande, dos agricultores, dos vereadores, do Secretário da Agricultura do município”.

Presidente Fabiano Rogério Pinho parabenizou o Grupo Açor Sul e a diretoria pelo belo trabalho que fazem. Agradeceu a Deputada Geovania de Sá por trazer emenda de R$ 178 mil para a saúde. Disse que também era a favor de tirar máquina da Prefeitura e entregar para o conselho, mas todos tem uma chance. “Vocês vão ser cobrados pela população, pelos vereadores, então torço que dê certo”.

Parabenizou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário