Grupo Folclórico Pacheco participa do 5º Encontro de Terno de Reis em Balneário Arroio do Silva

O grupo Folclórico Pacheco participou no dia 07/01 do 5º Encontro Sul Catarinense de Terno de Reis em Balneário Arroio do Silva. Na Praça Central, três grupos se reuniram, tocaram e cantaram, resgatando a cultura e chamando a atenção das pessoas.

O encontro foi organizado pelo grupo Terno de Reis Estrela do Mar do Arroio do Silva e contou também com a participação do Grupo  Pacheco de Sombrio e o Ter-no de Reis Cantores do Menino Deus, de Araranguá. Os grupos se apresentaram na área central do município, em seguida se dividiram e passaram por residências e pelo comércio local, além percorrerem também a beira da praia.

"Nunca tinha visto, mas fiquei encantada. Muito bonita a apresentação", registrou uma veranista que admirou a cantoria.

Este foi o quinto encontro realizado no município. A intenção é instigar a comunidade, resgatar a cultura açoriana dos povos e levar a mensagem cristã, em celebração ao Dia dos Reis. Com o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo dia 06 de janeiro. Por isso, com fantasias e instrumentos, os grupos saem para as ruas fazendo representações dos Reis Magos através de música e versos, visitando casas e tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo.

O Grupo Folclórico Pacheco há mais de 30 anos trabalha mantendo a tradição do Terno de Reis em Sombrio e região, sendo o grupo mais antigo em funcionamento. O Grupo é formado por integrantes da família Pacheco que é originária da localidade da Guarita em Sombrio. 

 

O que é Terno de Reis?

A Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral, marcando as comemorações do ciclo natalino. De 23 de dezembro a 06 de janeiro, os grupos visitam as casas, fazem apresentações e recolhem donativos para novenas em homenagem ao Menino Jesus.

Segundo a fé católica, no Dia de Reis, os três Reis Magos, guiados por uma estrela, percorreram um longo caminho até encontrar aquele que consideravam o Messias. Depois da revelação retornaram às suas tribos para anunciar a descoberta a todas as nações. Neste dia, as famílias já podem desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas porque está encerrado o tempo da expectativa em torno do nascimento do Menino Jesus.

Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário